Reinventando a revisão de conteúdos com a gamificação no ensino remoto: em tempos de pandemia
Palabras clave:
Metodologias ativas; Motivação; Sala de fuga.Resumen
Diante do cenário da pandemia de 2020, causado pela Covid-19, muitas instituições de ensino necessitaram, de maneira emergencial, modificar o método de ensino, passando a trabalhar de maneira remota. Essa adaptação emergencial provocou insegurança no corpo docente, referentes, por exemplo, a questões técnicas que caracterizam um ensino remoto. Além disso, alguns estudantes também se sentiram desmotivados. Inserido nesse cenário, este relato de experiência tem como objetivo geral avaliar a qualidade da de motivação proporcionada pela gamificação (Escape Room) de uma atividade de revisão de conteúdos de mecânica no ensino remoto. Essa avaliação foi feita através do modelo ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação), que utiliza a ferramenta denominada Instructional Materials Motivation Scale (IMMS), um instrumento que tem servido a diversos autores, a fim de avaliar a motivação em atividades pedagógicas gamificadas. Os resultados evidenciaram uma alta porcentagem de atenção, relevância, autoconfiança e satisfação na execução da atividade gamificada, pelos estudantes participantes da pesquisa. A atividade desenvolvida pode ser adaptada para qualquer área do conhecimento.
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