REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS DA COVID-19 EM LIVROS DIDÁTICOS:

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA COMPLEMENTARIDADE INTERSEMIÓTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2170

Palabras clave:

semiótica social multimodal; complementaridade intersemiótica; representação social; livro didático, pandemia da Covid-19.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as representações produzidas acerca da pandemia no livro didático Prisma: Ciências Humanas - Mundo em Movimento: Globalização, conflitos e pandemia (RAMA et al, 2020), selecionado pelo PNLD 2021. Para tanto, foi adotado o referencial teórico-metodológico proposto pela Semiótica Social (HALLIDAY, 1994; HODGE; KRESS, 1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), precisamente a Complementaridade Intersemiótica Ideacional/Representacional (ROYCE,1998; NASCIMENTO, 2018) a fim de verificar que significados sociais sobre a pandemia da Covid-19 são produzidos a partir da relação texto-imagem estabelecida nos textos multimodais analisados. Ao final, o trabalho para a falta de foco na análise multimodal exigida nos livros didáticos, a fim de promover o letramento visual e crítica dos alunos, bem como a necessidade de se abordar representações da realidade calcadas na cultura e nas demandas sociais vividas pelos alunos brasileiros.

Biografía del autor/a

Flaviane Faria Carvalho, Instituto de Ciências Humanas e Letras – UNIFAL-MG

Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa, mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa. É membro do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GPLin/UNIFAL-MG), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e do Grupo de Estudos em Multiletramentos, Leitura e Textos (GEMULTE/UFES). Atualmente, realiza o estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguagens do CEFET-MG.

Laila Silva Manoel, Instituto de Ciências Humanas e Letras – UNIFAL-MG

Laila Silva Manoel é Licenciada em Letras/Português pela Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

24-10-2023

Cómo citar

Faria Carvalho, F. ., & Silva Manoel, L. (2023). REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS DA COVID-19 EM LIVROS DIDÁTICOS: : UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA COMPLEMENTARIDADE INTERSEMIÓTICA. (Entre Paréntesis), 12(1), 1–30. https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2170

Número

Sección

Dosier en las Redes del Lenguaje