CALDERÓN E A ALEGORIA DA CAVERNA: ASPECTOS PLATÔNICOS EM ‘LA VIDA ES SUEÑO’
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i2.209Resumen
Ao lermos La vida es Sueño , de Pedro Calderón de la Barca, podemos notar alguns aspectos da Alegoria da Caverna (A República, Livro VII) entrelaçados à história de Segismundo, sua personagem central. Esses aspectos aparecem especialmente em três momentos da peça de Calderón de la Barca: quando, no primeiro ato, a personagem Segismundo está presa em uma torre; no segundo ato, quando Basílio, seu pai, o liberta momentaneamente e, por fim, quando Segismundo alcança liberdade completa. Porém, ao mesmo tempo em que Calderón utiliza a Alegoria de Platão, ele a modifica, criando outro sentido para a mesma. Esse trabalho tem como objetivo apontar esses distanciamentos e aproximações, analisando a maneira como o escritor espanhol modifica o sentido da Alegoria de Platão a fim de aproximá-la do pensamento de sua época.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado