A bolha não está fechada: reflexões acerca das formações discursivas

Autores/as

  • Ana Maria de Fátima Tarini Instituto Federal do Paraná
  • Guilherme Leme Tarini Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Burbujas discursivas. Imagen. Discurso.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de construcción y funcionamiento de lo que llamamos “burbuja(s) discursiva(s)”. La investigación es cualitativa, cuya propuesta es un gesto de lectura de una escultura titulada “el problema está en la burbuja” y seis secuencias discursivas recopiladas a partir de los comentarios de los lectores, disponibles en una columna de noticias de la UOL, sobre el asesinato de un hombre negro, escribido por Ricardo Kotscho, es decir, los corpus de esta obra son dos materialidades discursivas distintas, una imagística y otra linguística. El ámbito teórico para el análisis de la materialidad se compone principalmente de estudos de Santaella (2018) y textos del Análisis del Discurso Francés (AD), basado especialmente en las investigaciones de Pêcheux ([1975]2009, [1983] 2010a, [1983] 2010b), Orlandi (2005) y Althusser (2001). Como herramientas para el análisis de las materialidades discursivas, colocaremos en el escenario de análisis los conceptos de discurso, sujeto, interpelación ideológica y Formación Discursiva (FD).

Biografía del autor/a

Ana Maria de Fátima Tarini , Instituto Federal do Paraná

Doutora em Letras (2017) pelo curso de pós-graduação em Letras, UNIOESTE (campus de Cascavel). Possui Mestrado em Letras - Linguagem e Sociedade pela UNIOESTE (2007), especialização em Educação à distância: tecnologias educacionais pelo IFPR (2016), especialização em Literatura Brasileira pela UNICENTRO (1998) e Graduação em Letras Português/inglês também pela UNIOESTE (1996). Atuou como professora do quadro próprio do magistério - Núcleo Regional de Educação / Foz do Iguaçu até abril/2015. Docente (EBTT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) desde 2015, no campus Pinhais-PR, atuando no ensino de língua portuguesa e inglesa no Ensino Médio Ténico Integrado, Graduação na área de tecnologias e Pós-graduação (lato sensu) em Estudos da linguagem. Foi coordenadora do Centro de línguas do IFPR (CELIF) de 2018-2021 e tem experiência na área de Letras (Linguística Aplicada e Análise de Discurso) com os seguintes temas: formação de professores, identidade(s), matrimônio, representação social, discursos do MST, discurso feminino e discursos a respeito da violência sexual contra mulheres. Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização em Estudos da Linguagem e atua em pesquisas envolvendo Teorias discursivas e estudos de Letramentos acadêmicos-científicos. É membro dos Grupos de pesquisas NELLI - Núcleo de estudos linguísticos e literários do IFPR e do LACI - Grupo de pesquisas em Letramentos acadêmicos-científicos do IFPR.

Guilherme Leme Tarini , Universidade Federal Fluminense

Graduando em Artes na Universidade Federal Fluminense, bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto de pesquisa Objeto, o espaço transfigurado e sensorialidade: Experimentações poéticas em instalação, em 2019 e 2020. Foi artista-educador no Instituto Casa Roberto Marinho de 2018 a 2019.

Citas

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Publicado

03-03-2023

Cómo citar

Tarini , A. M. de F. ., & Tarini , G. L. . (2023). A bolha não está fechada: reflexões acerca das formações discursivas. (Entre Paréntesis), 11(1), e022008. Recuperado a partir de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1837

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos