A bolha não está fechada: reflexões acerca das formações discursivas
Palabras clave:
Burbujas discursivas. Imagen. Discurso.Resumen
Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de construcción y funcionamiento de lo que llamamos “burbuja(s) discursiva(s)”. La investigación es cualitativa, cuya propuesta es un gesto de lectura de una escultura titulada “el problema está en la burbuja” y seis secuencias discursivas recopiladas a partir de los comentarios de los lectores, disponibles en una columna de noticias de la UOL, sobre el asesinato de un hombre negro, escribido por Ricardo Kotscho, es decir, los corpus de esta obra son dos materialidades discursivas distintas, una imagística y otra linguística. El ámbito teórico para el análisis de la materialidad se compone principalmente de estudos de Santaella (2018) y textos del Análisis del Discurso Francés (AD), basado especialmente en las investigaciones de Pêcheux ([1975]2009, [1983] 2010a, [1983] 2010b), Orlandi (2005) y Althusser (2001). Como herramientas para el análisis de las materialidades discursivas, colocaremos en el escenario de análisis los conceptos de discurso, sujeto, interpelación ideológica y Formación Discursiva (FD).
Citas
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). Trad. Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro: introdução crítica de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: 2. ed., Edições Graal, 2001.
BAUMAN, Z. As redes sociais são uma armadilha. [Entrevista concedida a Ricardo Querol] Jornal El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html Acesso em: 10 de nov. 2021.
KOTSCHO, R. As duas mortes do negro João: nos comentários racistas, culpa foi da vítima. In: UOL Notícias. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/2020/11/20/nos-comentarios-de-leitores-culpado-e-a-vitima.htm Acesso em: 01 dez. 2020.
LISBOA, V. A bolha e você. Papo de homem. Disponível em: https://papodehomem.com.br/a-bolha-e-voce/?utm_content=buffereee1d&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&fbclid=IwAR2fZiXRNoS3XLkr1QQsQh9zW01iEmJ0bfk4KvZS_cV75HdktPO2yXuDaA0 Acesso em: 10 de nov. de 2021.
MARANHÃO, J. A pesquisa em inteligência artificial e Direito no Brasil. 2017, s.p.. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-dez-09/juliano-maranhao-pesquisa-inteligencia-artificial-direito-pais Acesso em: 10 de nov. 2020.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes. 2005.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. E. P. Orlandi. 4. ed. Campinas, São Paulo: Ed. da UNICAMP, 2009 [1975].
––––––. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux; Trad. Bethania Mariani et. al, Campinas, SP: 4. ed. Editora da UNICAMP, 2010a [1983].
––––––. Análise Automática do Discurso: três épocas. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática de discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux; Trad. Bethania Mariani et. al, Campinas, SP: 4. ed. Editora da UNICAMP, 2010b [1983].
SALAS, J. Os extremistas têm problemas para perceber que estão errados. In: El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/18/internacional/1547814779_845056.html Acesso em: 02 dez. 2021.
SANTAELLA, L. A pós-verdade: É verdadeira ou Falsa? Barueri: SP, Editora Estação das Letras e Cores, 2018.
TARINI, G. L. MuvucATO. Comentário sobre a exposição. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B5nzaM7p5lB/?igshid=1dlm2ukga7bty Acesso em: 02 mar. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado