LITERATURA DE AUTORIA FEMININA EM LÍNGUA ESPANHOLA EM PERSPECTIVA

Autores/as

  • Kátia Rodrigues Mello Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Assis, SP
  • Isis Milreu Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palabras clave:

---

Resumen

---

Biografía del autor/a

Kátia Rodrigues Mello Miranda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Assis, SP

Possui Doutorado em Letras (2013), Mestrado em Letras (2007) e Licenciatura em Letras (2003), com habilitação em Português e Espanhol, todos pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Ministrou aulas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-americana, Cultura Hispânica, Comunicação, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, entre outras disciplinas, no Ensino Superior. Nos segmentos de Ensino Fundamental e Médio, ministrou aulas de Língua Espanhola, Gramática e Literaturas Brasileira e Portuguesa, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é Professora Assistente Doutora (RDIDP, 2014) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL – UNESP/Assis), junto ao Departamento de Letras Modernas, no conjunto das disciplinas de Língua Espanhola. É membro titular do conselho de departamento, membro suplente da CPEUC, supervisora de Língua Espanhola do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP/Assis, coordenadora das oficinas de espanhol da UNATI-Assis e parecerista ad hoc de diversas publicações. É docente credenciada do Programa de Pós-Graduação "Literatura e Vida Social" - UNESP/FCL-Assis e do Programa em Rede Nacional de Pós-Graduação PROFLETRAS – Mestrado Profissional em Letras. É coordenadora da Área de Espanhol do Departamento de Letras Modernas e membro dos Grupos “Narrativas Estrangeiras Modernas” e “Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos”, cadastrados no CNPq. Tem experiência nos seguintes temas: narrativa de autoria feminina em língua espanhola e portuguesa, narrativa de extração histórica, literatura comparada, literatura e ensino de língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol), formação de professores de língua.

Isis Milreu, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE). Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de
Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e
Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas

Citas

---

Publicado

21-12-2021

Cómo citar

Rodrigues Mello Miranda, K., & Milreu, I. (2021). LITERATURA DE AUTORIA FEMININA EM LÍNGUA ESPANHOLA EM PERSPECTIVA. (Entre Paréntesis), 10(2), 01–06. Recuperado a partir de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1792