NOÉMIA DE SOUSA, A “CANTADORA DOS ESQUECIDOS” NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA (1948-1951)
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i6.808Keywords:
Noémia de Sousa, Poesia de denúncia, Trabalho Forçado, Moçambique Colonial.Abstract
O objetivo do artigo é analisar um conjunto de seis poemas produzido entre os anos de 1948 e 1951 pela escritora moçambicana Noémia de Sousa. O elo entre esses poemas se compõe no motivo que lhes é afim: a denúncia bradada da situação colonizada dos trabalhadores moçambicanos. É essa situação denunciada nos poemas “Patrão”, “Magaíça”, “Zampungana”, “Cais”, “Moças das Docas” e, por fim, “O homem morreu na terra do algodão”, portanto, o nosso tema de análise.
References
BÂ, A. Hampaté. A tradição viva. In: KI-ZERBO. História Geral da África. I: Metodologia e pré-história da África. 2 ed., Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212.
BOSI, Alfredo. Entre a literatura e a história. São Paulo: Editora 34, 2013.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3ª. ed. São Paulo: Duas cidades,
CHILUNDO, A. et al. (Org.) História de Moçambique: Moçambique no auge do colonialismo, 1930-1961. 2ª. ed., Maputo: Livraria Universitária, 1999.
CRAVEIRINHA, José. Noémia de Sousa. In: LARANJEIRA, Pires (Org.) Negritude africana de Língua Portuguesa. Textos de Apoio (1947-1963). Braga: Angelus Novos, 2000, p. 100-103.
MENDONÇA, Fátima. Moçambique, Lugar para poesia. In: SOUSA, Noémia. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.
MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique. Maputo: Colecção Nosso Chão, 1995.
NEWITT, Malyn. História de Moçambique. Portugal: Publicações Europa-América LDA, 2012.
NOA, Francisco. Noémia de Sousa: a metafísica do grito. In: SOUSA, Noémia. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.
PENVENNE, J. Trabalhadores de Lourenço Marques (1870-1974). Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique, 1993.
RUI, Manuel. Eu e o outro – O invasor ou Em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto. In: MEDINA, Cremilda. Sonha Mamana África. São Paulo: Epopéia, 1987, p. 308-310.
SAÚTE, Nelson. A mãe dos poetas moçambicanos. In: SOUSA, Noémia. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.
SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992, p. 39-62.
SOUSA, Noémia de. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.
VAIL, L. WHITE. L. Formas de resistência: canções e noções de poder na colónia de Moçambique. Revista Internacional de Estudos Africanos. n.2, jun./dez., p. 9-62, 1984.
VANSINA, A. A tradição oral e sua metodologia. In: KI-ZERBO. História Geral da África. I: Metodologia e pré-história da África. 2 ed., Brasília: UNESCO, 2010, p. 139-166.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado