Jornal do Brasil (JB) em controversos: destaque ao econômico e resistência poética durante o estado de exceção brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.587Keywords:
“Jornal da poesia”, Estado de exceção, Jornal do Brasil, “Surto poético”.Abstract
O presente artigo tem como objeto o “Jornal da Poesia”, publicação dentro do caderno de cultura (caderno B) no Jornal do Brasil (JB) no ano de 1973, durante os meses de setembro, outubro e novembro. A publicação organizada pelo professor, escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna, por recomendação do jornalista Alberto Dines, pode ser considerada uma das marcas do “surto poético” ocorrido no Brasil na década de 1970 porque mobilizou um público de poetas, críticos e leitores de poesias no período em que o país estava sob estado de exceção. O presente trabalho busca relacionar, assim, imprensa, história e poesia numa abertura para a discussão sobre o período de estado de exceção brasileiro. O “Jornal da Poesia” demonstrou uma transformação estética em diálogo com a política, na medida em que o estado de exceção foi palco para a “necessária poesia”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado