NARRATIVA DE RESISTÊNCIA: “SEMINÁRIO DOS RATOS”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.574Keywords:
Resistência, Lygia Fagundes Telles, Seminário dos ratos.Abstract
“Resistir é opor a própria força à força alheia”, afirma Alfredo Bosi. Segundo ele resistência é um conceito primordialmente ético, mas é possível transpô-lo para o meio estético, especialmente, por meio da figura do narrador. Utilizando elementos insólitos, o conto “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles, critica o momento histórico de repressão política do país. Ao longo da narrativa os ratos invadem e devastam a casa onde acontece o VII Seminário dos Roedores. Nota-se, presente na obra em questão, a ironia na voz do narrador para se referir às instituições, aos chefes de estados, ao medo sentido por estes após a invasão e às medidas tomadas para resolver o problema. Segundo a própria escritora, a frase do conto “A situação está sob controle” é a metáfora perfeita para representar o método do governo militar para sanar as manifestações, por meio da censura, do sigilo administrativo, do privilégio de alguns e da morte de tantos outros. Desse modo, o intuito do presente trabalho é verificar como a utilização do insólito e da ironia refletem e acentuam a condição sociopolítica do Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado