DINÂMICA FENOMENOLÓGICA DE PERCEPÇÃO DO LUGAR NARRATIVO DE FICÇÃO LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2106Keywords:
Narrativa de ficção; Lugar narrativo; Narratologia; Fenomenologia da Percepção.Abstract
The fundamental objective of this article is to highlight the perception dynamics of narrative place considering three instances of perceptual experience: the analysis and interpretation methodology of the literary text based on the phenomenology of perception and humanist geography; the book notion as a support of the literary text and the literary language. From Merleau Ponty and Yi-Fu Tuan, we adopted the place notion as a situation and temporality phenomenon, thus, we reiterate the understanding that the place immediately perceived is a condensation and diffusion phenomenon of other places, that have preceded it and that constitute and characterize it. In their turn, diffusion and condensation processes of places between places unveil dynamics of intersection and of crossing and the precedence and obviousness logics.
References
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco. 2011.
BONOMI, Andrea. Fenomenologia e estruturalismo. Tradução João Paulo Monteiro, Patrizia Piozzi e Mauro de Almeida Alves. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BUTOR, Michel. Repertório. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DIMAS, Antonio. Espaço e romance. 3 ed. São Paulo: Ática, 1994.
DUFRENNE, Mikel. Estética e filosofia. Tradução Robero Figurelli. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GENETTE, Gérard. Figuras. Tradução Ivone Floripes Mantoanelli. São Paulo: Perspectiva, 1972.
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. Tradução Maria Augusta Bastos de Mattos. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARANDOLA JR.; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Livia de (orgs). Qual o espaço do lugar? 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 4 e. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
RAMOS, Maria Luiza. Fenomenologia da Obra Literária. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense – Universitário.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
RICOEUR, Paul. Tempo e a narrativa 3: o tempo narrado. Tradução Cláudia Berliner. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
RIFFATERRE, Michael. A produção do texto. Tradução Eliane Fittipaldi Pereira Lima de Paiva. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes. 1989.
SANTAELLA, Lúcia. Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução Livia de Oliveira, Londrina – PR: Eduel, 2013.
______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução Lívia de Oliveira, Londrina – PR: Eduel, 2012.
TZVETAN, Todorov. Linguagem e Literatura. In: As estruturas narrativas. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado