O teatro contemporâneo e a incursão como dramaturgo incipiente: a autorreferência e a construção do texto teatral
Keywords:
Theater. Biodrama. LGBT Theater. A Broken bed.Abstract
This work presents the process of writing / creating the piece A Broken Bed, revealing the aspects of the creative process, structure and the elements that constitute the formation of a theatrical text. To this end, the author himself, using his journey in writing the above-mentioned text, points out the problems, expectations, and adjustments to which the novice playwright is subjected. Add to this the self-relational character or as literary studies call it: autofiction. To launch yourself as a playwright and launch your body as well as your experiences and anguishes becomes an even more difficult task. The article then points out some choices for the creation of the text, starting from the theories on the frontier theater of José Sinisterra, referring to the transposition of the fictional text to the dramatic, since the text of the piece mentioned here, is based on the novel of my authorship: Urns. Therefore, to probe the path of the artist as an object and as a subject is a delicate and thorny task, it is not just about reporting a bio-drama, but about adjusting precepts from a structuring rhetoric to a fragmentation.
References
ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Companhia de Freud. Rio de Janeiro. 2008.
EULÁLIO, Eduardo. http://eduardo-reflexos.blogspot.com.br/2015/12/umacama-quebrada-e-o-texto-que-inaugura.html Acesso em: 15 dez. 2021.
ECO, Humberto. Lector in Fabula. Estudos. 2011
CAMPOS, Flávio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica e imaginar, perceber e narrar uma estória. 3.ed. – Rio de janeiro: Zahar, 2011.
OLIVEIRA, Ben. http://www.benoliveira.com/2015/12/resenha-uma-cama-quebrada-roberto-muniz-dias.html Acesso em: 10 maio 2022.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origem, tendências, perspectivas. Trad: Nanci Fernandes. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
MOISÉS, Leyla Perrone. Mutações da Literatura no século XXI. 1. ed. São Paulo. Companhia das letras, 2016.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Martins Fontes. São Paulo. 2013.
SINISTERRA, José. Da literatura ao palco. Dramaturgia de textos narrativos/José Sinisterra: tradução: Antônio Fernando Borges. 1. ed. São Paulo. É Realizações, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado