Revistas

  • Boletim Alfenense de Geografia

    O Boletim Alfenense de Geografia é uma Revista da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Alfenas (AGB Alfenas) associada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIFAL-MG (PPGEO UNIFAL-MG) , com caráter científico-acadêmico que tem como objetivo proporcionar um espaço de divulgação e debates de trabalhos  na área de Geografia (e/ou de outras áreas, desde que estabeleçam diálogo com a Geografia), na forma de artigos, resenhas, traduções, entrevistas, notas de pesquisa, relatos de experiência/trabalhos de campo.

    ISSN: 2764-1422

    DOI: https://doi.org/10.29327/243949

    Periodicidade:

    A revista tem periodicidade semestral com publicação em fluxo contínuo.

  • Resenhando

    A Revista Resenhando da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) surgiu em decorrência da produção de resenhas advindas de um projeto anterior - Resenhando - , idealizado e promovido pelo grupo PET - Conexões de Saberes - Letras da instituição.  Tem como foco publicações de resenhas, originais e inéditas, escritas, majoritariamente, pelo público da graduação e da pós-graduação, não havendo restrições em relação às áreas do saber com as quais a língua(gem), nas suas mais variadas instâncias, possa dialogar. No geral, apresentam-se produções escritas do gênero Resenha em temáticas que envolvem: Teoria e Crítica Literária; Literaturas; Linguística; Tradução; Estudos de Tradução; Ensino de Línguas e Literatura; História e Estudos de Gênero. Objetiva-se, nesse contexto, ampliar a visibilidade dos estudos nos campos das Letras ou de áreas correlatas, promovendo uma difusão de saberes que, posteriormente, possa servir como referência a futuras pesquisas, dentre outras contribuições.

    A Revista Resenhando publica dois volumes a cada ano, podendo, eventualmente, publicar dossiês ou números especiais adicionais. 

     

  • Indagações em Educação

    A Revista Indagações em Educação (IeE) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É editada eletronicamente com periodicidade semestral e publica resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empírico, ensaios, resenhas de livros, relatos de experiência e entrevistas. A revista aceita artigos em demanda contínua e publica no formato rolling pass, bem como a proposição de dossiês.  Tem como objetivo a divulgação de estudos e pesquisas na área de educação a partir de diversas perspectivas teóricas e metodológicas que possam contribuir para fomentar o amplo debate no campo das Ciências Humanas e Sociais. É uma publicação de acesso livre e gratuito.

    ISSN 2764-0604

  • Revista (Entre Parênteses)

    A Revista (Entre Parênteses) é uma publicação semestral, com submissão em fluxo contínuo, aberta a colaboradores do Brasil e do exterior, que estejam interessados em questões relativas à área de Estudos Linguísticos e Literários.

    Está classificada no estrato B3 - Qualis 2017-2020.

    Destina-se à publicação de trabalhos científicos, resultantes de pesquisa de caráter significativo para as áreas citadas e produzidos por docentes, discentes (devidamente orientados por um professor mestre ou doutor) e pesquisadores da UNIFAL-MG e de outras instituições que não tenham sido publicados anteriormente.

  • Cadernos de Estudos Interdisciplinares

    A revista Caderno de Estudos Interdisciplinares (CEI), criada em 2014, é um periódico gratuito e de fluxo contínuo publicado em formato eletrônico, de natureza técnica, científica e de popularização de pesquisas interdisciplinares, priorizando as áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades. A revista foi criada pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), e é editada de maneira interinstitucional.

  • Sigmae

    A revista Sigmae, criada em Junho de 2012, é um periódico científico eletrônico, gratuito de ponta a ponta, de periodicidade semestral, que tem o objetivo de publicar artigos científicos, resenhas, pareceres e análises críticas nas áreas puras e aplicações de Matemática ou Estatística a qualquer área do conhecimento humano.

     

  • Trem de Letras

    A revista Trem de Letras, do Departamento de Letras da Unifal-MG, com periodicidade semestral, acolhe artigos, resenhas, ensaios, traduções, relatos de experiência e squibs em todos os campos dos estudos literários e linguísticos e na área de ensino e formação docente (área Letras) em fluxo contínuo ou em números temáticos especiais organizados por diferentes editores. Aceita trabalhos em português, espanhol e inglês.