LER NÃO É SÓ UMA ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA: A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Ítalo Oscar Riccardi LEÓN UNIFAL-MG
  • Joze BARBOSA DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Leitura, Língua Materna, Ensino de Ciências

Resumo

O seguinte trabalho, fundamentado em abordagens teóricas de Almeida e Silva (1998), Dulac e Lopes (2003), Alliende e Condemarín (2005) e Zimmermann e Silva (2008), entre alguns dos autores consultados, tem como objetivo principal pesquisar a importância da leitura na área do ensino de ciências desde uma perspectiva interdisciplinar, tendo como foco de análise alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada no interior de São Paulo. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário com questões abertas e outras de múltipla escolha com o propósito de fazer um levantamento detalhado de dados sobre o gosto dos alunos pela leitura na área de ciências, abrangendo os assuntos que eles mais gostam de ler, tipo de atividades que gostam de realizar, recursos e meios que são mais utilizados para estimular a leitura na área de ciências considerando que hoje, em geral, os alunos estão cada vez mais se afastando do gosto pela leitura e têm dificuldades na interpretação de textos de caráter científico. Estes aspectos motivaram a pesquisa que visa, também, analisar e interpretar dados voltados para os interesses e dificuldades de leitura dos alunos no ensino de ciências e buscar respostas que possam, além de compreender estas questões, mostrar alternativas de um trabalho interdisciplinar com a leitura na área do ensino de ciências.

Downloads

Publicado

18-11-2013

Como Citar

LEÓN, Ítalo Oscar Riccardi; BARBOSA DE OLIVEIRA, Joze. LER NÃO É SÓ UMA ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA: A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. Trem de Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 29–54, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/164. Acesso em: 27 abr. 2024.