BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?

Autores

  • Henrique Campos Freitas Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba
  • Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Palavras-chave:

BNCC, BNC-Formação, Reforma do Ensino Médio

Resumo

Este artigo observa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como proposta inicial estabelecer conhecimentos, competências e habilidades aos estudantes, por uma perspectiva crítica, uma vez que por detrás de sua homologação há interesses políticos e econômicos. O objetivo geral é apresentar um panorama sobre a BNCC, a BNC-Formação e a Reforma do Ensino Médio, a fim de estabelecer um paralelo no perfil de docente e discente em formação. Discutimos, também, os principais impactos dessas alterações curriculares para a educação brasileira nos próximos anos, bem como apresentamos a fundamentação teórica sobre o panorama da história e da implementação dessas alterações; possíveis pontos convergentes e os reflexos para o futuro educacional.

Biografia do Autor

Henrique Campos Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba

Doutorando em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais - POSLIN/UFMG), mestre em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Uberlândia - PPGEL/UFU), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER), licenciado em Letras-Português e Inglês (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM) e técnico em Secretariado (SENAC/MG). Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso (ACD), Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Sistema de Avaliatividade, Linguística de Corpus (LC), BNCC, Linguística aplicada ao ensino, Educação a distância e Ensino de Língua Portuguesa. Ainda, possui experiência no ensino superior na área de Letras (Linguística e Língua Portuguesa), no ensino fundamental e médio (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e com rotinas administrativas de secretaria escolar.

Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG. Mestra em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG (2018). Estudou como intercambista na Universidade do Minho (Portugal). Graduada em Letras Licenciatura Português (2015) e Letras Licenciatura Espanhol (2016) pela UFMG. Foi professora substituta no IFMG - Campus Avançado Ponte Nova (2020/2021), foi professora substituta do Centro Pedagógico da UFMG (2019/2020); professora de Produção de Texto e de Língua Espanhola no Colégio Noeme Campos (2019), professora bolsista de Língua Portuguesa no Colégio Técnico (COLTEC) da UFMG (2017) e bolsista do CNPQ (2018).

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Publicado

08-09-2022

Como Citar

CAMPOS FREITAS, Henrique; CONCEIÇÃO , Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da. BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e021005, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1583. Acesso em: 3 out. 2024.