Resumo
Este artigo discute a formação de jovens do campo no ensino médio integrado a partir do mapeamento e da reflexão do conhecimento já elaborado na área da Educação do Campo entre os anos de 2009 e 2021. O texto traz os resultados de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, na qual buscou responder a seguinte questão: Que questões o conhecimento já elaborado sobre o ensino médio integrado nos IFs trazem para a Educação do Campo? O corpus documental é formado pela análise de teses e dissertações produzidas em três programas de pós-graduação registrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Educação, Educação Profissional e Tecnológica e Educação Agrícola. No período compreendido entre 2009 e 2021, grande parte dos estudos publicados tem a pedagogia da alternância como elemento central propiciador da interação entre diferentes atividades, em que teoria e prática estão indissociáveis como unidade dialética, porque as questões oriundas do tempo-comunidade dão indicativos para o fazer no tempo-escola. As pesquisas realizadas demonstram que a educação do campo quando organizada pela pedagogia da alternância oportunizam de um lado, que os estudantes reflitam e compreendam melhor a realidade em que estão inseridos, e de outro que os professores conheçam a realidade do campo.
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