A CAPES E A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
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Palavras-chave

Pós-graduação
pesquisa
campo científico
CAPES

Como Citar

alsmariano alsmariano, & Bueno PereiraT. (2022). A CAPES E A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: A RECONFIGURAÇÃO DO CAMPO UNIVERSITÁRIO A PARTIR DA PESQUISA E DA PÓS-GRADUAÇÃO. Indagações Em Educação, 2(1), 39-56. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/indagacoesemeducacao/article/view/1779

Resumo

O presente artigo, de tom ensaístico, procura analisar a estruturação do sistema universitário brasileiro a partir da articulação entre pesquisa e pós-graduação e a ideia de campo científico, tentando mostrar seus impactos na intensificação do trabalho docente. Para tanto, a partir de uma incursão pela história da educação brasileira, o texto apresenta três seções: discorre sobre a gênese das instituições de ensino superior no Brasil; discute e tensiona a noção de campo científico, cunhada por Pierre Bourdieu; mostra a articulação entre a noção de campo e a CAPES, procurando enfatizar o importante papel dessa agência para a estruturação e regulação do sistema de pós-graduação no Brasil. O texto encerra a partir da seguinte constatação é possível ponderar que a valorização da pesquisa e da pós-graduação no meio acadêmico, dentro dos critérios e sistemáticas estabelecidas pela Capes, operacionaliza um amplo processo de mudança nas instituições de nível superior do país, promovidos pelo chamado produtivismo acadêmico, acarretando em uma grande intensificação do trabalho docente.

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