educação, ensino de ciências, pesquisa acadêmica, Unidal-MG, PPGE, Programa de Pós Graduação em Educação
Propostas de Dossiês para a Revista Indagações em Educação

 

A Revista Indagações em Educação (ISSN 2764-0604), periódico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (PPGE/UNIFAL-MG), organizará, durante este ano de 2021 e do próximo ano de 2022, três dossiês. Os interessados poderão nos encaminhar suas propostas na página de submissão da revista:

https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/indagacoesemeducacao/about/submissions

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Dossiê:

Juventudes e Educação: múltiplos olhares acerca das condições e das culturas juvenis

Organizadores:

Prof. Dr. Luis Antonio Groppo – UNIFAL-MG

Prof. Dr. Victor Hugo Nedel Oliveira - UFRGS

Prof. Dr. Flávio Munhoz Sofiati - UFG 

Prof. Dr. Aldimar Jacinto Duarte - PUC Goiás

Prof. Dr. Vinicius Oliveira Seabra Guimarães - NPGPERC/FAP

Descrição do Dossiê:

O Dossiê temático “Juventudes e Educação: múltiplos olhares acerca das condições e das culturas juvenis” se propõe reunir, integrar e apresentar pesquisas que versem sobre a categoria juventude e suas especificidades resultantes das investigações científicas e acadêmicas produzidas em quatro grupos de estudos no território nacional, a saber: Grupo de Pesquisa sobre Juventude (UNIFAL-MG); Observatório Juventudes na Contemporaneidade (FCS/UFG); Juventude e Educação (PUC Goiás); Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (Gepjuve/UFRGS). O dossiê temático receberá artigos que deem evidencia a condição juvenil na contemporaneidade e seus desdobramentos formativos, demonstrando os possíveis imbricamentos entre juventude e os seguintes submetas: participação política, experiências religiosas, vulnerabilidade social, educação, trabalho, territorialidades movimentos sociais, coletivos da periferia, movimentos estudantis, ensino médio, histórias de vida, ensino superior, gênero, racismo, ciberculturas e contextos sociais da pandemia da Covid-19. O dossiê temático como está proposto se torna importante pois visa tecer uma teia de caminhos teóricos, metodológicos, formativos e educacionais que contemplem as juventudes como atores sociais em evidência na atualidade, apresentando as diversas condições e as múltiplas formas de representação cultural que tornam as juventudes uma construção histórico-social.

Período de submissões:

De 25 de Fevereiro a 30 de Abril de 2022

Link para submissões:

http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/indagacoesemeducacao

Ao submeter, favor selecionar como opção de seção "Dossiê".