A Formação do Atuário e seu Perfil no Mercado de Trabalho Brasileiro

Autores

  • Sebastião Aésio Marinho Cézar Atuário graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luana Junqueira Dias Myrrha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo tem por objetivo conhecer e divulgar o perfil e a formação dos profissionais da área atuarial no Brasil, através de uma analise descritiva dos dados fornecidos por algumas instituições de ensino superior e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Inicialmente, o estudo discorre sobre a formação acadêmica do bacharel em Ciências Atuariais, mostrando a quantidade e quais são as instituições existentes que ministram o curso pelo país, o número de vagas ofertadas, a relação da taxa de discentes ingressos versus formados e a demanda pelo curso em algumas instituições de ensino pelo país. Em seguida o estudo mostra o perfil dos atuários no mercado de trabalho brasileiro, em que se evidencia uma leve tendência de crescimento na quantidade de atuários no mercado de trabalho, ano após ano. Também analisou-se a concentração desses profissionais por unidade da federação, a faixa salarial e a distribuição etária, bem como a evolução dos concursos públicos voltados para esses profissionais.

Biografia do Autor

Sebastião Aésio Marinho Cézar, Atuário graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atuário, Pós-Graduando em Direito Previdenciário pela Faculdade Damásio de Jesus e Graduando em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

03/05/2015

Como Citar

Cézar, S. A. M., & Myrrha, L. J. D. (2015). A Formação do Atuário e seu Perfil no Mercado de Trabalho Brasileiro. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/282