Análise Descritiva em Grafos de Produção Científica em Grupo da Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave:
Análise DescritivaResumo
O processo de expansão do ensino superior e técnico é uma realidade nos últimos 10 anos. Este crescimento também engloba diferentes modalidades de cursos. Entre estas, cita-se o Bacharelado Interdisciplinar (BI), espaço onde o aluno recebe uma formação geral. Esta modalidade exige forte interação entre docentes nas atividades acadêmicas. Um indicador desta interação é a produção acadêmica em conjunto. A produção através de grupos alia diferentes competências e potencializa a obtenção de resultados. Este trabalho objetiva avaliar a produção acadêmica em grupos no âmbito da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A partir de um estudo em duas unidades da instituição (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Instituto de Ciência e Tecnologia), foram construídos um grafo para cada instituto para aferir a interação em produções acadêmicas entre docentes. Algumas estatísticas foram calculadas dos grafos. Observou-se maior conectividade no ICT do que no ICSA. O tempo de permanência do docente na instituição e a homogeneidade do ICT são fatores que podem explicar tal diferença.