PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DESIGN THINKING

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Software educativo, Design thinking

Resumo

Este artigo propõe a criação de um protótipo de software de educação financeira, para celular, que ajude o usuário a entender como nossa mente funciona e como grande parte das decisões financeiras são influenciadas por vieses comportamentais. O objetivo é entregar um protótipo de aplicativo de educação financeira que criará testes (quiz) para medir o conhecimento do usuário sobre o assunto e conduzi-lo pelo conceito de vieses comportamentais. Para tanto, além do protótipo do aplicativo, foi criado um banco de questões inspiradas na teoria institucionalista da educação financeira. Espera-se que o software seja um convite ao usuário a parar, refletir e reconhecer que suas decisões são influenciadas por fatores que muitas vezes não é capaz de perceber. Adicionalmente, espera-se que, ao internalizar a existência dos vieses comportamentais, perceba-se que por mais alfabetizado financeiramente que o indivíduo possa ser, ele está sujeito às “armadilhas” que podem levá-lo a tomar más decisões.

Biografia do Autor

Ana Caroline Cabral Ribeiro, Centro Universitário do Sul de Minas

Bacharela em Ciências da Computação no UNIS Varginha (MG) em 2022 e Bacharela em Administração na Faculdade de Administração de Curvelo em 2007, além de ser Desenvolvedora de Software na Philips Medical Systems.

Mayara Palmutti Oliveira, UNIS

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2022).

Fernando Batista Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Professor Adjunto do bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) - Campus Varginha (MG). Professor do mestrado acadêmico Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da Unifal-MG. Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2015, bolsa da Fapemig), com doutorado sanduíche realizado na Leeds University Business School - LUBS (2014, bolsa da CAPES). Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2004, bolsa do CNPq), e Bacharel em Economia pelo IE/UNICAMP (2000).

Pollyanna Miranda de Abreu, Centro Universitário do Sul de Minas

Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), possui graduação em Tecnologia da Informática pelo centro universitário Newton Paiva (2005), possui formação pedagógica pelo centro universitário do Sul de Santa Catarina Unisul (2006), e curso Técnico em Informática Industrial pelo Senai/Cetel (1999). É professora de Ciências da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS.

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Publicado

12/19/2023

Como Citar

Cabral Ribeiro, A. C., Oliveira, M. P., Pereira, F. B. ., & Abreu, P. M. de. (2023). PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DESIGN THINKING. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(3), 81–105. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2316