ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS

UMA ABORDAGEM PARA PESQUISAS EM LINGUÍSTICA DE CORPUS

Autores

Palavras-chave:

Linguística de corpus, Antconc, Representatividade

Resumo

Neste artigo objetiva-se apresentar o software AntConc como uma alternativa para pesquisadores que desejam facilitar o processo de análise, evitando que a fase manual seja extensa. Para tanto, o presente trabalho utilizou a pesquisa “Análise de Campos Semânticos em Textos Orais de Divulgação Científica” como base para exemplificar os conceitos que compõem um corpus linguístico, que, grosso modo, pode ser definido como um conjunto de dados linguísticos analisáveis por computador. De acordo a literatura da área, a representatividade e o tamanho do corpus a ser analisado são elementos essenciais para se alcançar o objetivo de uma pesquisa, uma vez que, quanto mais representativo e, consequentemente, maior, esse corpus for, maior a chance de ele contemplar o cerne do trabalho. Sendo assim, propôs-se que o software criado por Anthony Lawrence sirva não só como ferramenta facilitadora de análise, mas também como uma abordagem alternativa de teoria linguística, uma vez que é possível analisar um único corpus de diversas maneiras e partir de vários níveis de análise linguística, como a Semântica, Sintaxe, Morfologia e até mesmo Análise do Discurso.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Faraco Ávlia e Silva, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Jackson Wilke da Cruz Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Flaviane Faria Carvalho, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa e docente no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Referências

ANTHONY, L. AntConc: design and development of a freeware corpus analysis toolkit for the technical writing classroom. In IPCC 2005. Proceedings. International Professional Communication Conference, 2005. IEEE, 2005. p. 729-737.
RODRIGUES, R.; SOUZA, J.W.C.; SANTOS, R.L.S. Descrição linguística e aprendizado de máquina: análise de verbos locativos do espanhol. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, p. 1-15, 2022.
SARDINHA, T. B. Linguística de Corpus: histórico e problemática. DELTA, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 323-367, 2000.
SILVA, M.E.F.A.; CARVALHO, F.F.; SOUZA, J.W.C. Análise de aspectos sintáticos e semânticos de textos multimodais de divulgação científica. In Anais do VIII Simpósio Integrado da UNIFAL-MG, 2022, Alfenas/MG. ISSN 2763-9282. Disponível em: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/comum/paginas/baixaArquivo.php?caminho=/server/arquivos/caex/inscricoes/submissoes/S000022126.pdf. Acesso em: 14/03/2023.

Downloads

Publicado

03/31/2023

Como Citar

Silva, M. E. F. Ávlia e ., Souza, J. W. da C., & Carvalho, F. F. . (2023). ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: UMA ABORDAGEM PARA PESQUISAS EM LINGUÍSTICA DE CORPUS. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(1), 26–30. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2104