USOS E APLICAÇÕES DA IMPRESSÃO 3D

DAS INDÚSTRIAS AOS LARES

Autores

Palavras-chave:

Impressão 3D, Acessibilidade, Tecnologia, Inovação

Resumo

A impressão 3D é uma tecnologia que existe a mais de duas décadas, mas nos últimos anos que sua popularização tem alcançado outros patamares. Nos anos 90 era quase impossível pensar no uso doméstico para esse tipo de impressão, já que o equipamento era gigantesco e de preço bastante elevado. Porém, com a quebra de patente e desenvolvimento da tecnologia, isso passou a ser mais acessível e ter, como um dos utensílios domésticos, uma impressora 3D. O uso dessa tecnologia se tornou um importante aliado para a criação de projetos úteis no dia a dia das pessoas, além de ter se tornado uma ferramenta para a promoção da acessibilidade e qualidade de vida, construindo projetos que contribuem com pessoas com deficiência. Neste artigo, então, nosso objetivo é retomar sumariamente o histórico da impressão 3D e demonstrar suas aplicações atuais a partir da popularização e acessibilidade que é promovida pelo equipamento e pela tecnologia empregada nele.

Biografia do Autor

Victor Grabriel de Jesus Moura, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BI-CTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Jackson Wilke da Cruz Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

BASTOS, M.R. O uso de impressão 3D para prototipagem na indústria automobilística. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) – Centro Universitário do Sul de Minas. Varginha/Brasil, 30p. 2021.
BUHAGIAR, M.F. Tecendo camadas: um estudo sobre o uso doméstico da impressão 3D. Dissertação de Mestrado ( ) – Universidade Federal de Pernambuco.
LACERDA, T.F.; ROMANIELO, A.F.R.; GOMES, S.M.; SOUZA, J.K.L.; CARVALHO, V.C.S.; MACHADO, L.C.S. Aplicabilidade da impressora 3D na prática médica contemporânea. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba/Brasil, v. 3, n. 1, p. 620-625, 2020.
MARKETS AND MARKETS (org.). 3D Printing Market worth $34.8 billion by 2026. 2021. Disponível em: https://www.marketsandmarkets.com/PressReleases/3d-printing.asp. Acesso em: 05 dez. 2022.
LOPES, A.O.; COSTA, A.A.F.; AURELIANO, F.S.; RODRIGUES, F.A. Manufatura digital: Prototipagem rápida com impressoras 3D. In Anais da Mostra Nacional de robótica. Sorocaba/Brasil, p. 767-771, 2016.
3DLAB. PRIMEIRA Impressora 3D do mundo: conheça a história! 2021. Publicada em 3dlab.com.br. Disponível em: https://3dlab.com.br/a-primeira-impressora-3d-do-mundo/ . Acesso em: 08 dez. 2022.
IMPRESS3D (org.). Quão grande é o mercado da impressão 3D?: mercado de impressão 3d atingirá mais de 40 bilhões de dólares até 2025. Mercado de impressão 3D atingirá mais de 40 bilhões de dólares até 2025. 2022. Disponível em: https://cursos.impress3d.com.br/quao-grande-e-o-mercado-da-impressao-3d/. Acesso em: 08 dez. 2022.

Downloads

Publicado

03/31/2023

Como Citar

Moura, V. G. de J. ., & Souza, J. W. da C. (2023). USOS E APLICAÇÕES DA IMPRESSÃO 3D: DAS INDÚSTRIAS AOS LARES. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(1), 31–36. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2097