ACHO QUE O COMANDO FOI CERTO

REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS ASSISTENTES VIRTUAIS PARA ACESSIBILIDADE

Autores

Palavras-chave:

Assistentes Virtuais, Deficientes visuais, Acessibilidade

Resumo

As assistentes virtuais, dispositivos que têm alcançado muita popularidade atualmente, podem ter grande utilidade quando se fala de acessibilidade. Neste texto, busca-se refletir sobre a forma que as assistentes virtuais podem ser auxiliadoras na acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência visual, além de falar sobre essa tecnologia e a sua base no Deep Learning, são apresentadas funções indispensáveis que ela possui e suas contribuições para a construção e o crescimento da acessibilidade, pensando nas pessoas que possuem deficiência visual. Ademais, o artigo destaca a importância de fazer com que as informações sobre a tecnologia das assistentes virtuais se tornem conhecidas para que mais pessoas tenham a possibilidade de ter acesso a elas e possam fazer uso de toda a acessibilidade que ela pode proporcionar.

Biografia do Autor

Brunna Natyelle Cerqueira Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BI-CTI) da Universidade Federal da Bahia.

Jackson Wilke da Cruz Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

BERTOZZO, Bruno Henrique; BREZINSKI, Thiago. Desenvolvimento de skill classificadora de imagens para amazon Alexa. 2021. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Sistemas de Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

Downloads

Publicado

03/31/2023

Como Citar

Oliveira, B. N. C., & Souza, J. W. da C. (2023). ACHO QUE O COMANDO FOI CERTO: REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS ASSISTENTES VIRTUAIS PARA ACESSIBILIDADE. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(1), 15–19. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2011