DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

Autores

  • Jonatan Alexandre de Oliveira Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal
  • Fábio Donato de Almeida Tardim Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.29327//243949.1.2-5

Palavras-chave:

Políticas públicas, Segurança Alimentar e Nutricional, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Humano

Resumo

Empregando a ‘abordagem de capacidades’, em um primeiro momento, o presente trabalho busca esclarecer o vínculo conceitual entre o desenvolvimento e a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) demonstrando que a realização desse direito implica na obtenção de um estado de bem-estar nutricional, que permite ao titular usufruir de outros direitos plenamente, como o direito à educação, à saúde, à participação, entre outros. A segunda parte ocupa-se em apresentar o processo de conformação do espaço agrário brasileiro, com o intuito de fomentar a discussão sobre os ciclos que culminaram na reorientação do desenvolvimento rural brasileiro para a agricultura e para a ação estatal, articulando políticas sociais e de fomento a este segmento de combate à pobreza e geração de renda a partir da garantia da SAN. Buscou-se, então, analisar políticas públicas voltadas à agricultura familiar, nomeadamente o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Observou-se que as políticas públicas analisadas apresentam comportamentos variados em relação às Regiões Administrativas (RA) do estado de São Paulo, reagindo à desigualdade dos índices de desenvolvimento socioeconômicos em conjunto com suas realidades agrárias. A partir de suas delimitações e propósitos e atuando de maneira complementar, constatou-se que a estratégia nacional de combate à pobreza baseada no estabelecimento de circuitos curtos de produção, comercialização e consumo que, por sua vez, contribui para a consolidação de sistemas alimentares locais e para a garantia da SAN nas áreas mais socialmente vulneráveis.

Biografia do Autor

Jonatan Alexandre de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal

Doutor em Geografia com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro / SP e Estágio de doutoramento Universidade de Lisboa/Portugal. Mestrado em Geografia com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro/SP. Graduação em Geografia Licenciatura Universidade Federal de Alfenas UNIFAL/Alfenas - MG. Tendo experiência na área de Avaliação de Políticas Públicas, Geografia Quantitativa e Desenvolvimento Rural. Atuando em pesquisas de estágio curricular e iniciação científica sobre os temas: Economia Rural, Políticas Públicas e Agricultura Familiar, Transformações no espaço agrário, relações campo-cidade, políticas públicas para agricultura familiar e Desenvolvimento Rural. Associado à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários (NEA). Pesquisador do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES), Universidade Federal de Alfenas-MG. Pesquisador da Rede de Estudos Agrários (REA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Segurança Alimentar e Ações Institucionais, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP, Jaboticabal. Vinculado ao Centro do Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa. Membro do Grupo de Estudos Modelação, Ordenamento e Planejamento Territorial (MOPT). Foi Representante Discente da Comissão Permanente de Pesquisa do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) Da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP/Rio Claro.

Fábio Donato de Almeida Tardim, Universidade de Lisboa

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG - Lisbon School of Economics - Universidade de Lisboa.

Referências

BACCARIN, J. G. (2011) Sistema de produção agropecuário brasileiro: características e evolução recente. São Paulo: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Pró Reitoria de Graduação, 2a. Edição.
Brasil, Presidência da República (1965) Lei no 4.829, de 5 de novembro de 1965. Institucionaliza o crédito rural. Diário Oficial da União, Brasília, 1965. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4829.htm> Acesso em maio de 2019.
Brasil, Presidência da República (1996) Decreto Nº 1.946, de 28 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, e dá outras providências. Brasília-DF.
Brasil. Presidência da República (2006) Lei nº 11.346, 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan – com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em:<www.planalto.gov.br,ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm> Acesso em: maio de 2019.
Brasil. Presidência da República (2009) Lei nº 11.947, 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11947.htm> Acesso em setembro de 2019.
BUAINAIN, A. M. (2012) A nova cara da pobreza rural: desafios para as políticas públicas. IICA, Brasília-DF.
CASTRO, J. (2005) Geografia da Fome. O dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: O Cruzeiro.
DAVID, C. de.; CORRÊA, W. K. (2002) A política agrária e as transformações na agricultura brasileira: de 1960 aos dias atuais. Geosul, Florianópolis, v. 17, n. 33, p.23-43, jun.
DEL GROSSI, M.; GRAZIANO DA SILVA, J.; TAKAGI, M. (2001) Evolução da pobreza no Brasil – 1995/99. Campinas: Instituto de Economia, nov. (Texto para discussão, n. 104).
DELGADO et al. (2010) Brasil Rural em Debate. MDA, CONDRAF. Brasília - DF.
DELGADO, N. G. (2009) O papel e lugar do rural no desenvolvimento nacional. Brasília, DF: CONDRAF. (Texto para Discussão).
DRÈZE, J., & SEN, A. K. (1992). Hunger and public action. Oxford, England, Clarendon Press.
EECKE W. (1999) Public goods: An ideal concept. Journal of Socio-Economics; 28:139-156.
FAO (1996) Declaração de Roma Sobre a Segurança Alimentar Mundial e Plano de Acção da Cimeira Mundial da Alimentação. Roma, Itália.
FAO (2014a) O estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil: Um Retrato
FAO (2018) The State of Food Insecurity and Nutrition in the World
FAO, IFAD, UNICEF, WFP and WHO (2018) The State of Food Security and Nutrition in the World 2018. Building climate resilience for food security and nutrition. Rome, FAO.
FAO/INCRA (1994) Diretrizes de política agrária e desenvolvimento sustentável.
FIAN International (2014). G8 New Alliance for Food security and Nutrition in Africa: a critical analysis form a human rights perspective. Heidelberg: FIAN International.
GOODMANM, D. E., SORJ B., WILKINSON, K. (1985) Agroindústria, políticas públicas e estruturas sociais rurais: análise recentes sobre a agricultura brasileira. Revista de Economia Política. São Paulo, v. 5, n. 4, outubro/dezembro.
GRAZIANO DA SILVA, J.; GÓMEZ, S. E.; CASTAÑEDA, R. S. (Ed.) (2009) Boom agrícola y persistencia de la pobreza rural en América Latina. Santiago, Chile: Escritório Regional da FAO para América Latina.
Grupo Gestor do PAA (2011) Balanço de Avaliação da Execução do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA 2003 a 2010. MDS, Brasília-DF.
IBGE (2010). Avaliação Nutricional da Disponibilidade Domiciliar de Alimentos no Brasil. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em junho de 2019.
KAGEYAMA, A. A. et al. (1990) O novo padrão agrícola brasileiro: do complexo rural aos complexos agroindustriais. In: DELGADO, G. C. et al. (Orgs.). Agricultura e políticas públicas. IPEA, Brasília-DF, pp. 113-224.
Langley, P & Mellor, M. (2002). ‘Economy’, sustainability nad sites of transformative space. News Political Economy, 7(1):49-65.
MALUF, R.S., 2000. O novo contexto internacional da segurança alimentar. In: BÉLIK, W. & MALUF, R.S. (Orgs.) Abastecimento e Segurança alimentar: os limites da liberalização. Campinas:Unicamp/Redcapa.
MALUF, R.S., 2007, Segurança Alimentar e Nutricional: conceitos fundamentais. Petrópolis, Vozes.
MALUF, R.S., DOS REIS, M.C., 2013. Conceitos e Princípios de Segurança Alimentar e Nutricional. In: Rocha, C., Burlandy, L., Magalhães, R., (Orgs.) Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
MATTEI, L. (2007) Políticas de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Brasil: O Caso Recente do Pronaf. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 38, n. 1, p. 143-158, jan-mar.
MATTEI, L. (2017) Crise Econômica e a Visão das Políticas de Desenvolvimento Rural nos Anos 1990. O Legado das Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural para a Inclusão Socioprodutiva no Brasil, Vol. 24, IICA.
MAZOYER, M., ROUDART, L. (2002). Histoire des agricultures du monde: Du néolithique à la crise contemporaine.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2010). Bolsa família. Disponível em: <http://www. mds.gov.br>. Acesso em setembro de 2019.
OLIVEIRA, J.A., (2015) Políticas Públicas para Agricultura Familiar: o Caso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado de São Paulo, Brasil. Dissertação de Mestrado: Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
ONU (1966) Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Assembléia Geral das Nações Unidas, de 16 de Dezembro de 1966, Nova York.
PEREIRA, P.A. (1999). A metamorfose da questão social e reestruturação das políticas sociais. Capacitação em serviço social e política social, módulo 1: Política Social. Brasília: CFESS/ABEPSS/CEA/NED-UNB.
PEREIRA, R. L.; OLIVEIRA, J. O.; DENISE, B. P. da. (2014) Evolução dos recursos e distribuição geográfica do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no Brasil entre 1999 e 2012. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), XXII., 2014, Natal. Anais. Natal: ENGA, 2014. P. 342-351.
PICOLOTTO, Everton Lazzaretti. (2014) Os Atores da Construção da Categoria Agricultura Familiar no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, 52(Suppl. 1), 63-84.
POLANYI, K. (1944) The Great Transformation, Boston: Beacon Press.
ROCHA, C. (2007) Food Insecurity as Market Failure: A Contribution from Economics, Journal of Hunger & Environmental Nutrition, 1:4, 5-22.
SEN, Amartya (2001) Development as freedom. Oxford: Oxford University Press.
SILVA, J. G. (2009) Zero Hunger and Territories of Citizenship: promoting food security in Brazil’s Rural. In: Von Braun, J.; Vargas, R.; Pandya-Corch, R. The poorest and hungry: assessments, analyses, and actions: an IFPRI 2020 book.
United Nations (1995) Report of the World Summit for Social Development.
VALENTE, F.L.S., D.Córdova Montes. (2016) The human right to adequate food and nutrition within a framework of food sovereignty: towards social inclusion and the reduction of inequalities. In Policy in Focus 12: 7-11. IPC-IG, Brasília.
WEIMER, D.L.; VINING, A.R. (1999) Policy Analysis—Concepts and Practice. Upper Saddle River: Prentice Hall.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

ALEXANDRE DE OLIVEIRA, Jonatan; DONATO DE ALMEIDA TARDIM, Fábio. DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL : UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 42–62, 2021. DOI: 10.29327//243949.1.2-5. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1768. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático