REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS REFORMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ESTUDO DE CASO DAS LICENCIATURAS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.1.1-1

Palavras-chave:

Reformas; Geografia; Formação de Professores.

Resumo

A formação inicial de professores tem sido alvo de constantes discussões, principalmente devido às propostas vindas do Ministério da Educação. O objetivo deste texto é refletir sobre as reformas da formação de professores dos cursos de licenciatura em Geografia presencial no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa qualitativa contribui para desenvolver as análises reflexivas do tema em questão, por meio da pesquisa bibliográfica e a análise dos conteúdos apresentados nos documentos curriculares dos cursos de licenciaturas em Geografia do estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que alguns cursos concluíram seus documentos curriculares e outros ainda estão em debate, principalmente por conta da nova Resolução 02/2019. Os cursos criticam o documento, pois não defendem o posicionamento ao alinhamento à Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, uma vez que desvaloriza os estudos do campo científico da educação e da ciência em questão.

Biografia do Autor

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores

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Publicado

27-09-2021

Como Citar

RAMOS SACRAMENTO, Ana Claudia. REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS REFORMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO DAS LICENCIATURAS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 3–20, 2021. DOI: 10.29327/243949.1.1-1. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1630. Acesso em: 13 nov. 2024.