JOGOS DE TABULEIRO NA SALA DE AULA
PROPOSTA DE ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA PELA ADAPTAÇÃO DO MONOPOLY®
DOI:
https://doi.org/10.29327/243949.1.1-5Palavras-chave:
Ensino, Geografia Física, Jogo de TabuleiroResumo
A criatividade deve ser a norteadora para que alunos e professores desenvolvam o processo de ensino e aprendizagem da forma mais produtiva possível, sobretudo diante dos impactos oriundos da globalização e das novas tecnologias digitais que colocaram em xeque o modo tradicional de educação. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a adaptação de um jogo de tabuleiro para uso em sala de aula na Educação Superior pode favorecer a formação dos futuros professores de Geografia. Neste intuito, os autores e autora buscaram ajustar as regras existentes, bem como o tabuleiro e as cartas do jogo Monopoly®. Também foram elaborados arquivos para que o jogo pudesse ser utilizado e/ou adaptado para outras disciplinas e por qualquer um que se interesse pelo assunto. Os resultados apresentam a experiência didática da aplicação do jogo, que pode ficar ainda mais dinâmico com algumas alterações. O projeto e utilização deste recurso didático-pedagógico em sala de aula demonstrou ser eficiente e permitiu a interação entre os participantes durante as atividades de ensino e aprendizagem, sendo significativamente funcional no processo educativo.
Referências
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CUSTÓDIO, A.F.; VIEIRA, J.N. Trilha Geográfica: uso de atividades lúdicas no ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 7, 2015. Anais... Catalão (GO): AGB/UFG, 2015. Disponível em: http://www.falaprofessor2015.agb.org.br/resources/anais/5/1441730502_ARQUIVO_TRILHAGEOGRAFICA.pdf. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
LOPES, M. da G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MOYLES, J.R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PEREIRA, R.F.; FUSINATO, P.A.; NEVES, M.C.D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências, 7, 2009. Anais... Florianópolis, 2009.
SAWCZUK, M. I. L.; MOURA, J. D. P. Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Paraná: Secretaria de Estado da Educação, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_ pde/2012/2012_uel_geo_artigo_marcia_ines_lorenzet_sawczuk.pdf. Acesso em: 04 de março de 2019.
SCHAEFFER, E. H. O jogo matemático como experiência de diálogo: análise fenomenológica da percepção de professores de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá - PR, Maringá, 2006.
SILVA, J.P.; GOMES, M. de F.V.B. JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ESTUDO DAS FLORESTAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Paraná: Secretaria de Estado da Educação, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unicentro_geo_artigo_julsimar_portela_da_silva.pdf. Acesso em: 04 de março de 2019.