JOGOS DE TABULEIRO NA SALA DE AULA

PROPOSTA DE ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA PELA ADAPTAÇÃO DO MONOPOLY®

Palavras-chave: Ensino, Geografia Física, Jogo de Tabuleiro

Resumo

A criatividade deve ser a norteadora para que alunos e professores desenvolvam o processo de ensino e aprendizagem da forma mais produtiva possível, sobretudo diante dos impactos oriundos da globalização e das novas tecnologias digitais que colocaram em xeque o modo tradicional de educação. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a adaptação de um jogo de tabuleiro para uso em sala de aula na Educação Superior pode favorecer a formação dos futuros professores de Geografia. Neste intuito, os autores e autora buscaram ajustar as regras existentes, bem como o tabuleiro e as cartas do jogo Monopoly®. Também foram elaborados arquivos para que o jogo pudesse ser utilizado e/ou adaptado para outras disciplinas e por qualquer um que se interesse pelo assunto. Os resultados apresentam a experiência didática da aplicação do jogo, que pode ficar ainda mais dinâmico com algumas alterações. O projeto e utilização deste recurso didático-pedagógico em sala de aula demonstrou ser eficiente e permitiu a interação entre os participantes durante as atividades de ensino e aprendizagem, sendo significativamente funcional no processo educativo.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Panisset Travassos, PUC Minas

Doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial (PUC -MG) e Doutorado em Carstologia / Karstology / Krasoslovje
(University of Nova Gorica). Professor do Departamento de Geografia da PUC Minas

Gleyber Eustáquio Calaça Silva , PUC - MG

Doutorando em Geografia–Tratamento da Informação Espacial daPUC Minas

Gabriel Caldeira Gomes , PUC - MG

Mestre em Geografia–Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas

Juliana Torres de Souza , PUC - MG

Graduada em Geografia –Licenciatura pela PUC Minas

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Publicado
27-09-2021
Como Citar
TravassosL. E. P.; Silva G. E. C.; Gomes G. C.; Souza J. T. de. JOGOS DE TABULEIRO NA SALA DE AULA: PROPOSTA DE ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA PELA ADAPTAÇÃO DO MONOPOLY®. Boletim Alfenense de Geografia, v. 1, n. 1, p. 98-109, 27 set. 2021.