Matemática Dinâmica para compreender a função exponencial

Autores/as

  • Taís Aparecida Faria Universidade Federal de Alfenas
  • José Carlos de Souza Júnior Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0003-0350-6982
  • Andréa Cardoso Universidade Federal de Alfenas

Palabras clave:

Formação de professores, informática educativa, GeoGebra.

Resumen

O estudo da função exponencial, como um tipo particular de função real, é recomendado para o Ensino Médio brasileiro. A importância desse conteúdo estruturante deve-se a sua aplicação como modelo para fenômenos de crescimento. Porém, na prática escolar, a função exponencial tem sido tratada superficialmente, sem ênfase às diferentes representações, conceitos associados e aplicação aos problemas reais. A utilização de programas de Matemática Dinâmica (MD) para a construção do conceito de função exponencial possibilita compreender o comportamento gráfico, os intervalos de variação, os interceptos e os extremos dessa função. A MD também permite estabelecer a relação entre os coeficientes da representação algébrica da função e as características da curva geométrica que a representa. Frente ao problema foi desenvolvido um curso voltado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O curso teve como objetivo utilizar as potencialidades do GeoGebra para o estudo da função exponencial, oportunizando a demonstração de propriedades da operação de potenciação, a extensão desta aos números reais e a reconstrução do conceito geral de função como variação de grandezas, conhecimentos que talvez não tenham sido consolidados na trajetória escolar dos professores. O objetivo deste trabalho é discutir os resultados do curso realizado junto a 20 licenciandos em Matemática e 3 professores atuantes em escolas públicas de Alfenas-MG. Assim, como resultado da análise qualitativa dos dados, constatou-se a eficácia da MD como recurso educacional inserido na metodologia investigativa das representações em Matemática junto aos professores em formação.

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Publicado

13-12-2016

Cómo citar

Faria, T. A., Júnior, J. C. de S., & Cardoso, A. (2016). Matemática Dinâmica para compreender a função exponencial. Sigmae, 5(1), 1–11. Recuperado a partir de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/509

Número

Sección

Mathematics Education