Escrita resenha crítica: ótica do texto.

Autores

  • Eva Rafaela Prado Sobreira IFSP - AVR SP

Palavras-chave:

Pensadores europeus; ludicidade; letramento e alfabetização.

Resumo

O arquivo é fruto da experiência vivida no PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência), realizado pela autora em contexto pandêmico, meados de 2021 à 2022. Sob orientação do docente Renan Bolognin (pesquisador da área Letras), incentivou-me à procurar publicar a resenha, atividade exigida pelo programa. O objeto de estudo foi o trabalho de Iracy:

PIRES, Iracy Silva. O LÚDICO NA AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO: OS JOGOS EDUCATIVOS. 2018. A ludicidade e o letramento em sala de aula, público-alvo 3º Anos Iniciais. Referênciais teóricos europeus que influenciaram o pensamento pedagógico no século de 1900.

Referências

VIGOTSKI. L. S. O domínio sobre a memória e o pensamento. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ASSIS, Machado de. O ideal crítico. Rio de Janeiro, RJ: Diário do Rio de Janeiro,
1865.
TERRA, Márcia Regina. O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. ?. n.
11. ?. Disponível em: https://xdocs.com.br/doc/artigo-o-desenvolvimento-humano-na- teoria-de-piaget-zo25k3lxymom. Acesso em 19 novembro 2021.
SANTOS, Juliana Maria Soares. Letramento e ludicidade: superando dificuldades da leitura na alfabetização. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.

Downloads

Publicado

17-05-2024

Edição

Seção

Ensino de Línguas e Literatura