AMOR VIOLENTO
Uma análise do conto "gesso", de Jarid Arraes
Palavras-chave:
violência; mulher; crítica feminista; Jarid Arraes.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a narrativa “Gesso”, da autora Jarid Arraes, que faz parte da coletânea de contos Redemoinho em dia quente (2019) sob o viés da crítica feminista. Nossa intenção é trazer à tona os escritos de autoria negra contemporânea, assim como discutir a construção da personagem principal, Doralice, e a violência sofrida pela mulher submissa ao sujeito masculino agressor. Nossa pesquisa é de caráter bibliográfico ancorada nos estudos de gênero, para discutir como a violência contra o sujeito feminino faz parte da sociedade patriarcal.
Referências
ARRAES, Jarid. Gesso. In: ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Editora Schwarcz, 2019. p. 90-95.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.
BORDIEU, Pierre. Dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente (1300-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. Já se mete a colher em briga de marido e mulher. In: São Paulo em perspectiva. São Paulo: Fundação Seade, v. 13, n. 4, oct./dec. 1999, p. 82-91. Disponível em: <<https://www.scielo.br/j/spp/a/qKKQXTJ3kQm3D5QMTY5PQqw/?format=pdf&lang=pt>>. Acesso em: 12. jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado