O MALANDRO JOÃO GRILO: TRAÇOS DA COMICIDADE EM GUEL ARRAES
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1109Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Cultura, Malandro, Cômico.Resumo
A presente proposta investiga traços da malandragem no personagem João Grilo na obra cinematográfica, O Auto da Compadecida, dirigido por Guel Arraes e realizado com base na obra dramatúrgica de Ariano Suassuna, com o objetivo de descrever, estudar e identificar essas marcas pertinentes do típico malandro e sua comicidade. A análise é qualitativa de caráter biblio-filmográfico e ocorre a partir dos elementos risíveis que se apresentam na referida malandrice do protagonista que envolve todos os outros núcleos em seus imbróglios. Para fundamentar a análise, busca-se suporte em Suassuna (2005), que ressalta questões relacionadas ao caricato homem sertanejo; Candido (1993), o qual traz contribuições significativas no campo da temática do personagem malandro; Bergson (1983), que analisa o riso e o cômico na representação da sociedade. Como resultado, constata-se que a jocosidade presente na narrativa fílmica está marcada por estereótipos risíveis do personagem principal. Portanto, a astúcia do típico malandro acarreta em cenas de caráter cômico, os quais proporcionam o riso na citada filmografia.
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