PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DESIGN THINKING
Palavras-chave:
Educação Financeira, Software educativo, Design thinkingResumo
Este artigo propõe a criação de um protótipo de software de educação financeira, para celular, que ajude o usuário a entender como nossa mente funciona e como grande parte das decisões financeiras são influenciadas por vieses comportamentais. O objetivo é entregar um protótipo de aplicativo de educação financeira que criará testes (quiz) para medir o conhecimento do usuário sobre o assunto e conduzi-lo pelo conceito de vieses comportamentais. Para tanto, além do protótipo do aplicativo, foi criado um banco de questões inspiradas na teoria institucionalista da educação financeira. Espera-se que o software seja um convite ao usuário a parar, refletir e reconhecer que suas decisões são influenciadas por fatores que muitas vezes não é capaz de perceber. Adicionalmente, espera-se que, ao internalizar a existência dos vieses comportamentais, perceba-se que por mais alfabetizado financeiramente que o indivíduo possa ser, ele está sujeito às “armadilhas” que podem levá-lo a tomar más decisões.
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