PAULO HONÓRIO E RIOBALDO: DOIS EXPLORADORES DO LEGADO DA NOSSA MISÉRIA

Autores

  • Pedro Augusto de Oliveira Cuadrado Proença Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, S. Bernardo, Grande sertão, veredas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a condição de proprietários das personagens Paulo Honório e Riobaldo, protagonistas dos romances S. Bernardo e Grande sertão: veredas, escritos por Graciliano Ramos e João Guimarães Rosa, respectivamente. Vamos investigar o percurso que ambos traçaram para sair da condição de pobreza e serem alçados ao posto de donos de terras, os mecanismos de violência que empregaram e a maneira como lidam com seus dependentes.  Tentaremos demonstrar como a formação desses proprietários se deu em um momento no qual o país vivia um processo de modernização conservadora, totalmente dissociado da inclusão social. Dessa forma, eles não hesitarão em empregarem violência, práticas clientelistas e presentear seus dependentes com migalhas, para conseguirem e assegurarem suas propriedades.

Biografia do Autor

  • Pedro Augusto de Oliveira Cuadrado Proença, Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo

    Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero; graduando em Letras pela Universidade de São Paulo; mestre em Teoria e Estudos Literários pela UNESP; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários

Como Citar

CUADRADO PROENÇA, P. A. DE O. PAULO HONÓRIO E RIOBALDO: DOIS EXPLORADORES DO LEGADO DA NOSSA MISÉRIA. Trem de Letras, v. 6, n. 1, p. e0219003, 22 dez.2020.