O PERCURSO DA TRANSFORMAÇÃO IDEOLÓGICO-IDENTITÁRIA DE LULA NO OUTRO EM "CALUNGA", DE JORGE DE LIMA

Autores

  • Pedro Barbosa Rudge Furtado Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Resumo

Tenciona-se, no presenta artigo, indiciar o modo como é construída a visão tensionada sobre o outro social em Calunga, de Jorge de Lima. Tal romance é edificado por meio do narrador em terceira pessoa que delega a focalização, reiteradamente, para Lula, o protagonista da obra. Retornando do Sul – onde estudou – para as terras de Varginha – onde nascera – a personagem principal ambiciona modernizar e humanizar, mediante uma visão de mundo erudita, aprendida formalmente, desde as relações de trabalho até o modo de viver dos cambembes. Entretanto, Lula encontra diversos obstáculos em sua empreitada, como a terra, o clima e a cosmovisão do outro. Através dos movimentos formais do texto – especialmente do foco narrativo – assinalamos a transmutação identitária-ideológica de Lula por meio do contato com as outras personagens. Ele é visto, no começo do romance, como um estrangeiro pelos viventes daquela terra; no entanto, com o decorrer da narrativa, ele passa a se identificar dramaticamente com as tradições daquele local, numa grave tensão entre cultura erudita e popular. Com o intuito de atingirmos tal fito, analisamos a relação entre Lula e três personagens do romance, tendo em mente os movimentos históricos, sociais e artísticos do decênio de 1930.

Biografia do Autor

Pedro Barbosa Rudge Furtado, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) campus de Araraquara. Mestre (2017) pelo mesmo programa e instituição. Ênfase na linha de pesquisa denominada "Teorias e críticas da narrativa", com foco, em especial, na Literatura Brasileira do século XX. Graduado pela mesma universidade no ano de 2013.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

FURTADO, Pedro Barbosa Rudge. O PERCURSO DA TRANSFORMAÇÃO IDEOLÓGICO-IDENTITÁRIA DE LULA NO OUTRO EM "CALUNGA", DE JORGE DE LIMA. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e0219004, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/819. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários