MODERNIDADE VISTA COMO REPRESENTAÇÃO POR MEIO DA OBRA O PINTOR DA VIDA MODERNA DE CHARLES BAUDELAIRE
Palavras-chave:
modernidade, Baudelaire, representação, mímesis.Resumo
Charles Baudelaire recapturou em uma forma literária, toda uma época que se transformou nos costumes e na estética. Ele procurou por meio da estética buscar entendimento para um mundo que estava em mudança. Com Walter Benjamin vimos que em cada época há um novo modo de percepção do passado, ele não é excluído, mas recupera-se a luz e o movimento para que se torne presente. O artista tem que respirar e sentir o mundo, as coisas. Mediante esta idéia, busca-se pensar o conceito de representação dentro da obra de Baudelaire, apoiando-se nos conceitos de mímesis e de sujeito em Luiz Costa Lima.Downloads
Publicado
21-11-2012
Como Citar
REZENDE, Samuel; FERREIRA LIMA, Wellington. MODERNIDADE VISTA COMO REPRESENTAÇÃO POR MEIO DA OBRA O PINTOR DA VIDA MODERNA DE CHARLES BAUDELAIRE. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 145–153, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/77. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Estudos Literários
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.