INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA, O MITO DA NATIVIDADE E AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite UFMG (Doutora em Estudos Linguísticos) e UFJF (Pós-graduanda em Mídias na Educação)
  • Ana Cláudia Turcato de Oliveira UFMG e UFT
  • Felipe de Almeida Coura UFMG e UFT

Resumo

O objetivo de nosso artigo é discutir o papel do falante nativo ainda, muitas vezes, concebido como falante ideal e como “modelo” para o estudante da língua inglesa. Além disso, nós refletimos sobre as concepções e o uso do inglês como língua franca e as implicações pedagógicas disso, principalmente, para o ensino/aprendizagem da língua. Nós também sugerimos maneiras de desenvolver a autonomia de nossos alunos, seu poder e senso de donos da língua. Nosso trabalho se baseia em vários pesquisadores, tais como: Fortes (2008), Matsuda e Friedrich (2010), Seidlhofer (2011), Siqueira (2011) Jordão (2014), Gimenez et al. (2015), Alves (2015), Haus (2016) e Swan (2017).

Biografia do Autor

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, UFMG (Doutora em Estudos Linguísticos) e UFJF (Pós-graduanda em Mídias na Educação)

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Mestre em Letras pela UFSJ. Pós-graduanda em Mídias na Educação pela UFJF. Graduada em Psicologia pela UFSJ, em Letras/inglês pela UFLA e em Letras/português pela Faculdade Claretiano.

Ana Cláudia Turcato de Oliveira, UFMG e UFT

É doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Atualmente, é professora de Inglês no curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Membro da diretoria da Associação de Professores de Língua Inglesa do estado do Tocantins (APLITINS).

Felipe de Almeida Coura, UFMG e UFT

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras-Libras. Mestre em Estudos Linguísticos (2016) na área de Linguística Aplicada e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês (2014) pela UFMG. É também especialista em Libras no contexto da Educação Inclusiva (2011) pela Faculdade Prisma de Montes Claros (FAP) e graduado em Letras - Português/Inglês (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (FACIC).

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Publicado

22-12-2020

Como Citar

CARVALHO COSTA LEITE, Patrícia Mara de; DE OLIVEIRA, Ana Cláudia Turcato; COURA, Felipe de Almeida. INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA, O MITO DA NATIVIDADE E AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e020006, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/743. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos