Língua Espanhola nas provas do ENEM – considerações sobre as concepções de ensino/aprendizagem presentes nas provas de 2015 e 2016

Autores

  • Valéria Paim Universidade Federal de Santa Maria
  • André Gonçalves Ramos Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

ENEM; Espanhol; Concepções de ensino/aprendizagem

Resumo

Considerando a grande influência do ENEM nos processos educacionais brasileiros, nos seus participantes e nos produtos do ensino/aprendizagem e a consequente importância de os professores de espanhol do Ensino Médio entenderem as concepções que estão presentes nesta prova, este artigo tem o objetivo de compreender que(quais) concepção(ões) de ensino/aprendizagem subjaz(em) à prova de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol. A metodologia da pesquisa baseou-se na análise dos indícios teóricos presentes na Matriz de Referência das línguas estrangeiras e nas questões das provas de 2015 e 2016. Como resultado principal, identificamos uma concepção sociocultural subsidiando tanto as diretrizes como as questões, e um traço relativo às estratégias de leitura utilizadas na resolução das questões.

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Publicado

22-12-2020

Como Citar

PAIM, Valéria; GONÇALVES RAMOS, André. Língua Espanhola nas provas do ENEM – considerações sobre as concepções de ensino/aprendizagem presentes nas provas de 2015 e 2016. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e020001, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/735. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos