LETRAMENTOS DIGITAIS: O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DA INFORMATIZAÇÃO

Autores

  • Fábio Narduchi de Paula Universidade do Grande Rio

Resumo

Com o advento da Internet e das tecnologias digitais, emerge-se um novo paradigma social, que oferece múltiplas possibilidades de aprendizagem. O espaço físico da escola, tão proeminente em outras décadas, deixa de ser o local exclusivo de construção do conhecimento e de preparação para a vida ativa. Na rede informacional que nos envolve, misturam-se vários saberes e formas muito diversas de aprender, enquanto nosso sistema educativo ainda se encontra todo organizado em torno da escola e do livro. Diante de uma nova ordem das coisas, em que mídias e tecnologias digitais ocupam um lugar especial nos modos de viver e de aprender, urge refletirmos sobre o papel do professor diante dessa realidade que se lhe apresenta e sobre projetos que deram certo envolvendo mídias e tecnologia digitais. Este estudo, de cunho bibliográfico, busca refletir acerca dos letramentos digitais e da função do professor diante deles, partindo, pois, do conceito de letramento de Magda Soares e dos quatro pilares da educação postulados por Jacques Delors. O aprender a viver juntos torna-se, pois, fundamental, por meio de projetos comuns que envolvam as TDIC, a fim de afastarmos a escola dos “estrangeirismos” num mundo marcado por essas tecnologias. Logo, o desafio está lançado.

Biografia do Autor

Fábio Narduchi de Paula, Universidade do Grande Rio

Especialista em Língua Portuguesa e em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Bolsista da Capes. É professor dos municípios do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu. E-mail: fabionarduchi@uol.com.br.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

DE PAULA, Fábio Narduchi. LETRAMENTOS DIGITAIS: O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DA INFORMATIZAÇÃO. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e019003, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/684. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos