LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA MULTILETRAMENTOS

Marly Aparecida Fernandes

Resumo


RESUMO: O tema leitura literária, e seu ensino, não se encontra, ainda, esgotado, principalmente em face do que se tem observado em relação à variedade das práticas sociais que circulam em diferentes contextos, notadamente, nas sociedades letradas que, assim, podem servir-se desse objeto mais amplamente. Este artigo traz algumas considerações a respeito da leitura literária e dos modos de apresentá-la como objeto de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio por meio de textos em gêneros discursivos diversos presentes em livros didáticos e de objetos de aprendizagem em acervos de repositórios públicos brasileiros. Considera alguns pressupostos da teoria dos gêneros do discurso e de compreensão ativa responsiva postulados por Bakhtin e seu Círculo para compreender a natureza dos textos selecionados para compor os livros didáticos, considerando o favorecimento de formação de um leitor crítico e responsivo. Além disso, traz conceitos essenciais sobre multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) que contribuem para as reflexões na compreensão dos conteúdos dos objetos de aprendizagem e de outros modelos (designs) de aprendizagens para ensino de literatura.

PALAVRAS-CHAVE: leitura literária, livro didático, objetos de aprendizagem, multiletramentos.


Palavras-chave


Livri Didático; Objetos de Aprendizagem; Multiletramentos

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