A LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Lais Lauane Gaia Veras Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • José Ivanilson da Luz Rodrigues Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia - FAM / Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC-PA. Doutorando (PPHIST - UFPA).

Palavras-chave:

Língua Inglesa. Pedagogia de Projetos. Notícia.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de refletir sobre a prática da leitura em sala de aula, inferindo possibilidades que facilitem a inserção do aluno na sociedade por meio da compreensão de textos literários. Os dados analisados foram coletados a partir da aplicação de questionário aberto a professores de Língua Portuguesa de uma escola pública no município de Abaetetuba-Pa. A análise dos dados, assentou-se nas premissas de: Antunes (2003); Kleiman (2000, 2004, 2008); Freire (2000); e nos PCN’S de: Língua Portuguesa (1998) e Pluralidade Cultural (1997). Nossa pesquisa nos possibilitou concluir que ainda existe uma deficiência no ambiente escolar em relação à prática leitora, se fazendo necessário que haja um trabalho eficiente neste sentido, como forma de atenuar tal dificuldade, defendemos a fecundidade do uso de textos de literatura regional.

Biografia do Autor

Lais Lauane Gaia Veras, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora Estagiária de nível superior da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/Pa. Graduanda do curso de Letras - Lingua Portuguesa da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

José Ivanilson da Luz Rodrigues, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia - FAM / Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC-PA. Doutorando (PPHIST - UFPA).

Professor vinculado à Coordenação do Curso de História da Faculdade de Educação e Tacnologia da Amazonia - FAM e a Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA. Graduação em História (lic./bac. - UFPA), Especialização em Relações Etnico Raciais (ICED - UFPA), Mestrado em HISTÓRIA (PPHIST - UFPA); Doutorando em HISTÓRIA (PPHIST - UFPA).

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

VERAS, Lais Lauane Gaia; RODRIGUES, José Ivanilson da Luz. A LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e019002, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/682. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos