TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LETRAS

Autores

  • Ione Carvalho Santos Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Professor em formação, Língua Portuguesa.

Resumo

O objetivo deste estudo é o de analisar como as tecnologias digitais estão presentes no curso de Letras, de uma universidade pública, da região norte do país.  Para tal, foi aplicado um questionário aos professores em formação, com o intuito de observar, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa, como curso vem preparando esses sujeitos para atuarem com as tecnologias. O estudo se fundamenta em discussões sobre os letramentos digitais e a formação de professores por meio das tecnologias. Os resultados, quanto às atividades e tecnologias, empregadas no curso de Letras, apontam: (i) a leitura e os seminários como atividades mais frequentes; (ii) o texto literário como o mais lido; a resenha como o gênero mais produzido; (iii) o Datashow como o recurso digital mais utilizado. Destacam-se, ainda, três funções para os recursos digitais (1) para apresentação de trabalho e exposição; (2) como recurso de apoio à pesquisa; (3) como recurso para ministrar aula. A maioria dos acadêmicos relata não perceber relação entre as práticas de leitura/escrita que têm fora da academia e dentro dela. Diante do exposto, percebe-se que a temática sobre tecnologias não é foco de discussão no curso de Letras, não havendo atividades que possibilitem o aprofundamento sobre o real caráter da formação do professor por meio das tecnologias.

Biografia do Autor

Ione Carvalho Santos Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras na Universidade Federal do Tocantins

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Letras pela Unicamp. Professora Adjunta no curso de Letras e do Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

31-01-2018

Como Citar

SILVA, Ione Carvalho Santos; FUZA, Ângela Francine. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LETRAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 137–161, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/679. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários