REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA ESTUDOS SIGNIFICATIVOS A PARTIR DE RELATOS ORAIS: A EXPERIÊNCIA VIVIDA NO APRENDIZADO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Cássia Regina Rocha Gonçalves Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer reflexões epistemológicas a fim de potencializar a sensibilidade de pesquisadores que queiram dedicar-se à pesquisa narrativa, a partir de relatos orais. Concebendo a linguagem humana como recorte semântico de uma experiência sensível, compreendemos que a mesma não dá conta de abarcar toda a subjetividade de uma experiência narrada. Apropriar-se desta totalidade requer olhos, ouvidos e sensibilidade abertos por parte do pesquisador. Assim, baseando-nos em uma pesquisa sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, refletiremos sobre a constituição do ser, humano e social, através dos sentidos e na/pela linguagem, e o papel desempenhado pela língua neste devir, a partir da perspectiva da Antropologia dos Sentidos e da Ontologia da Linguagem como contribuição para um estudo significativo.

Biografia do Autor

Cássia Regina Rocha Gonçalves, Universidade Metodista de São Paulo

Mestranda em Educação pela UMESP no linha de Formação de Educadores, especialista em Psicopedagogia pela Fundação Santo André (2016), possui graduação emLetras - Português e Inglês pela Universidade do Grande ABC (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuou comoprofessora de língua inglesa, coordenadora pedagógica, e atualmente é diretora pedagógica responsável pela pesquisa e desenvolvimento de treinamentos para capacitaçãode coordenadores e professores em escolas de idiomas.

Downloads

Publicado

26-12-2020

Como Citar

GONÇALVES, Cássia Regina Rocha. REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA ESTUDOS SIGNIFICATIVOS A PARTIR DE RELATOS ORAIS: A EXPERIÊNCIA VIVIDA NO APRENDIZADO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020011, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/674. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos