REVISITANDO OS CONCEITOS DE REESCRITA, REFACÇÃO E RETEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Milene Bazarim Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Reescrita. Refacção. Retextualização. Língua Portuguesa. Linguística Aplicada.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa, em andamento, sobre letramento e formação do professor de LP, a qual investiga os efeitos de reversibilidade da escrita na prática profissional de uma professora de LP e no letramento de seus alunos. A partir desses resultados, neste artigo, (re)visitamos e (re)significamos os conceitos de reescrita, de refacção e retextualização. Trata-se de um estudo de caso filiado à Linguística Aplicada, informado, principalmente, pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita (KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN 2008); de escrita como trabalho (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991) e de texto como um processo (KOCH, 2001, 2004). Os resultados apontam que é a intervenção de um mediador o que diferencia a reescrita da refacção. Já a retextualização ocorre tanto na reescrita quanto na refacção.

Biografia do Autor

Milene Bazarim, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Assistente do curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

26-12-2020

Como Citar

BAZARIM, Milene. REVISITANDO OS CONCEITOS DE REESCRITA, REFACÇÃO E RETEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020018, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/670. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos