LITERATURA, INTERMIDIALIDADE E SURDEZ: UM OLHAR PARA OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS.
Palavras-chave:
Literatura, surdez, bilinguismo, materiais didáticosResumo
O presente artigo corresponde a um desdobramento baseado na dissertação de mestrado (SILVA, 2016). Nele, propomos uma discussão teórica a respeito da importância de materiais didáticos bilíngue para a formação de leitores surdos. Para tanto, partimos da análise de alguns materiais didáticos de literatura, que passaram a ser produzidos em língua de sinais e em língua portuguesa escrita. Discutiremos possibilidades de tradução de uma língua oral linear como a língua portuguesa, para uma língua viso-gestual como é a Libras, considerando que estamos pensando sempre em narrativas que têm como foco a formação de alunos surdos leitores, sobretudo, daqueles que estão na Educação Básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.