LITERATURA, INTERMIDIALIDADE E SURDEZ: UM OLHAR PARA OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS.

Autores

  • Alessandra Gomes da Silva INES
  • Vanderléa Oliveira Franca INES

Palavras-chave:

Literatura, surdez, bilinguismo, materiais didáticos

Resumo

O presente artigo corresponde a um desdobramento baseado na dissertação de mestrado (SILVA, 2016). Nele, propomos uma discussão teórica a respeito da importância de materiais didáticos bilíngue para a formação de leitores surdos. Para tanto, partimos da análise de alguns materiais didáticos de literatura, que passaram a ser produzidos em língua de sinais e em língua portuguesa escrita. Discutiremos possibilidades de tradução de uma língua oral linear como a língua portuguesa, para uma língua viso-gestual como é a Libras, considerando que estamos pensando sempre em narrativas que têm como foco a formação de alunos surdos leitores, sobretudo, daqueles que estão na Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Alessandra Gomes da Silva, INES

Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), bacharelado e licenciatura em Letras (português-francês) e suas respectivas Literaturas. É mestre em Letras - Literatura (2016), pelo programa de pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Puc - Rio, com a dissertação "Por uma poética dos sentidos: a literatura no contexto da surdez". Desde 2006, é professora de Ensino Básico e Educação Tecnológica do Instituto Nacional de Educação de Surdos, atuando nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Vanderléa Oliveira Franca, INES

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infanto Juvenil, Surdez e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano, escola, imagens, hipertexto e semiótica.

Downloads

Publicado

26-12-2020

Como Citar

DA SILVA, Alessandra Gomes; FRANCA, Vanderléa Oliveira. LITERATURA, INTERMIDIALIDADE E SURDEZ: UM OLHAR PARA OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e0200016, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/666. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários