A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Bianca Damacena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O Brasil é um país rico em diversidades plurilinguístico-dialetais em suas diferentes esferas: de estado para estado, de cidade para cidade e até mesmo de bairro para bairro. No entanto, são raras as vezes em que essas diversidades são exploradas em sala de aula, ficando o ensino da língua materna reduzido à gramática e à chamada linguagem padrão. O presente artigo tem como objetivo debater a formação de docentes do ensino de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da sociolinguística, a partir de estudos feitos com Bortoni-Ricardo (2004; 2005) em constante diálogo com a perspectiva de Tardif (2002) sobre a formação docente e os saberes.

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Publicado

26-12-2020

Como Citar

DAMACENA, Bianca. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020013, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/660. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos