A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: PRODUÇÃO OU REPRODUÇÃO?

Autores

  • Thayane Silva Campos Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rejane Adriene Figueiredo Alves UFMG

Resumo

O livro didático é um dos grandes protagonistas da sala de aula. Sabe-se que muitos professores o utilizam quase como uma bíblia, sem modificar e nem contestar o que ali se apresenta. Uma das atividades que compõe esse material são as propostas de expressão escrita. O presente artigo analisa quatro propostas de expressão escrita presentes nos livros didáticos de língua espanhola para os anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, considerando aspectos como as condições de produção dos textos, a escrita como processo e as características do gênero proposto. Para realizar este estudo efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento da habilidade de produção escrita, a concepção sociointeracionista da linguagem e as propostas de produção escrita nos livros didáticos de espanhol, tomando como análise os manuais didáticos Cercanía (ALBA, CHAVES, COIMBRA, 2012) e Formación en Español: Lengua y Cultura (GABARDO, MATA, VILLALBA, 2012).

Palavras-chave: Livro didático; Propostas de expressão escrita; Língua espanhola.

Biografia do Autor

Thayane Silva Campos, Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pelo POSLIN/UFMG, tendo realizado o mestrado e a graduação pela mesma instituição. Professora substituta de língua espanhola na UFV. Experiência como professora de língua espanhola a nível universitário, com formação de professores em pré-serviço e formação continuada. Experiência na área de português como língua adicional a nível universitário e para fins específicos. Produção e análise de materiais didáticos para escolas regulares brasileiras.

Rejane Adriene Figueiredo Alves, UFMG

Licenciada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

CAMPOS, Thayane Silva; ALVES, Rejane Adriene Figueiredo. A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: PRODUÇÃO OU REPRODUÇÃO?. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e020003, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/657. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos