LETRAMENTOS ACADÊMICOS: P´RÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA
Resumo
Resumo: Esta pesquisa desenvolve-se a partir da questão: como professores do ensino superior envolvem seus alunos em práticas de letramento acadêmico nas quais eles precisem usar a escrita para atender fins específicos. Desse modo, elege como objetivo: identificar práticas de letramento acadêmico, particularmente, práticas de ensino da escrita de textos acadêmico. A implantação e o desenvolvimento deste projeto demandam procedimentos típicos do paradigma qualitativo e interpretativo de pesquisa (CHIZZOTTI, 2003). Para tanto, constitui-se corpus dessa pesquisa um questionário semiestruturado aplicado com professores de diferentes cursos e áreas do ensino superior. Após uma leitura minuciosa, verificou-se que as práticas acadêmicas apontadas pelos professores podem ser gerais e/ou específicas, a primeiras caracteriza-se por ser comuns as diversas áreas e cursos, delimitadas pelos aspectos normativos, pelos gêneros estudados e produzidos e pelas atividades interdependentes; a segunda caracteriza-se por ser específica a determinada área e/ou curso, delimitada por gêneros e pelas finalidades detalhadas pelos professores, seja acadêmica e/ou profissional. Tais indicativos revelam a dinamicidade e a complexidade por trás do ensino e da produção de textos acadêmicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.