Cantautores: a (não) fabricação da cultura

Autores

  • Flávio Zancheta Faccioni Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudete Cameschi de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Processos identificatórios; Música; Mato Grosso do Sul; Cultura.

Resumo

Neste squib apresentamos algumas inquietudes sobre os processos identificatórios do povo sul-mato-grossense a partir de canções compostas durante o período de divisão do estado de Mato Grosso e criação do estado de Mato Grosso do Sul. Estas reflexões iniciais são oriundas de nossa pesquisa, ainda em andamento, de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com estágio sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela. Selecionamos, para realizar nossos rascunhos, duas canções, Cunãtaíporã, de Geraldo Espíndola; e Trem do Pantanal, de Geraldo Roca, in memoriam, e Paulo Simões. Usamos, como apoio teórico, a transdiciplinariedade da Análise do Discurso de linha francesa para problematizar nossas questões. Por fim, acreditamos que as composições e as condições de produção podem contribuir com os processos identificatórios do estado de Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Claudete Cameschi de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Referências

ACHARD, P. Papel da memória. 4. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

BOURDIEU, P. O campo literário. Tradução de Carlos Pérez Varela. Noia: Laoivento, 2004.

COPETA, C.; LOIS, R. (Orgs). Geografía, paisaje e identidad. Madrid: Biblioteca Nueva, 2009.

CORACINI, M. J. Entre a memória e o esquecimento: fragmentos de uma história de vida. In: GHIRALDELO, C. M. Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 23-74.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

MONDARDO, M. A dinâmica multi/transterritorial dos povos Guarani e Kaiowá na fronteira do Brasil com o Paraguai. In: RÜCKERT, A. A.; SILVA, A. C. P. D.; SILVA, G. D. V. Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território: integração sul-americana e regiõesperiféricas. Porto Alegre: Editora Letra, 2018. p. 218-233.

NEDER, A. 'Enquanto este novo trem atravessa o litoral central': platinidad, poéticas do deslocamento e (des)construção identitária na canção popular urbana de Campo Grande, MS. Albuquerque: Revista de História, v. 3, p. 73-94, 2011.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

ZANCHETA FACCIONI, Flávio; CAMESCHI DE SOUZA, Claudete. Cantautores: a (não) fabricação da cultura. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021004, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1772. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos