A análise linguística em foco nos Planos de Estudos Tutorados de Minas Gerais: uma abordagem à luz da Base Nacional Comum Curricular e um desafio para a formação de professores
Palavras-chave:
Tutored Study Plans. Linguistic analysis. Curricular National Common Base. Item. Remote education.Resumo
O Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP, Resolução nº 4310/2020) instituiu em Minas Gerais, como recurso do ensino remoto, instrumentos pedagógicos denominados Planos de Estudos Tutorados (Minas Gerais, 2020). Neste artigo, visa-se realizar uma análise desses materiais referentes ao Ensino Médio Regular do componente Língua Portuguesa tendo, como base, o mapeamento das habilidades relacionadas às práticas análise linguística (Geraldi, 1999; Antunes, 2003, 2014; Mendonça, 2006; Suassuna, 2012; Bezerra; Reinaldo, 2013) na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Este estudo, de natureza qualitativa (Bradley, 1993), tem como foco os itens (gênero discursivo do contexto avaliativo escolar, cf. Lima, 2019) desses recursos didáticos relacionados ao eixo dessas práticas. Os resultados apontam para um descompasso entre a base e os Planos de Estudo Tutorados, que, embora inspirados no documento oficial, não desenvolvem satisfatoriamente as habilidades relacionadas à análise linguística. À luz da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Brasil, 2019), essa constatação leva à necessidade de uma melhor formação dos professores que utilizam esses instrumentos no desenvolvimento de metodologias para abordagem desse eixo no ensino de língua materna.
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