A EDUCAÇÃO PELA LEITURA: A CRIANÇA E A INFÂNCIA VISTAS A PARTIR DA IMPRENSA PERIÓDICA.
Palavras-chave:
Criança, Infância, Imprensa PeriódicaResumo
Este trabalho, ao tratar da pesquisa com crianças, procura definir aconcepção de infância e de criança e situá-las historicamente a partir das
conquistas advindas da legislação e da produção acadêmica, visando
compreender a produção de cultura pelas crianças e a importância de teorias e metodologias que possibilitem sua investigação a partir da Imprensa Periódica Educacional. Para tal, foram selecionadas três revistas: Cadernos de Pesquisa, Educação & Sociedade e Perspectiva e realizado um levantamento e revisão bibliográfica com os artigos publicados entre 1991 e 2009, priorizando os temas relacionados à infância, à criança e às culturas infantis.
Downloads
Publicado
18-11-2013
Como Citar
SANTOS, Tatiani Rabelo Lapa; PANIZZOLO, Cláudia. A EDUCAÇÃO PELA LEITURA: A CRIANÇA E A INFÂNCIA VISTAS A PARTIR DA IMPRENSA PERIÓDICA. Trem de Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 55–65, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/165. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Estudos Literários
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.