Gêneros discursivos multimodais: multiletramentos em práticas leitoras

Autores

  • Wesley Pinto Hoffmann Universidade de Passo Fundo
  • Luis Henrique Boaventura da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Multiletramentos. Leitura. Prática Leitora. Gêneros discursivos. Multimodalidade.

Resumo

O maior propósito das práticas leitoras é o de capacitar sujeitos a compreender, interpretar e produzir textos de gêneros discursivos constituídos na sociedade. A co­municação é realizada através de diferentes gêneros discursivos. Muitos desses gêneros são multimodais, marcados pela mescla de diferentes linguagens, verbais e não verbais, e por diferentes manifestações culturais que interagem pelo ciberespaço e estreitam as distâncias entre enunciadores e enunciados. Tendo em vista a necessidade de se estudar os gêneros discursivos que comportam múltiplas linguagens e múltiplos meios, o objetivo geral é identificar as competências de leitura necessárias para a compreensão de sentidos projetados em textos de gêneros discursivos multimodais nas práticas leitoras para os multiletramentos; particularmente, neste artigo, o infográfico. Esta pesquisa está fundamentada nas contribuições de Bakhtin (1997) e Volochínov (2009) acerca da interação verbal, dos gêneros do discurso e dialogismo; nos estudos de Lemke (2010) sobre letramento multimidiático; nos conceitos de Rojo (2012) referentes aos multiletramentos, além de outros referenciais complementares à temática. O estudo envolve uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo em vista a consulta de materiais já publicados com uma abordagem qualitativa para a análise do corpus — um infográfico publicado na revista Superinteressante. A análise da materialidade do infográfico nas práticas leitoras abrange os elementos constituintes para a compreensão e produção de gêneros multimodais, além da promoção dos multiletramentos.

Biografia do Autor

Wesley Pinto Hoffmann , Universidade de Passo Fundo

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor. Licenciado em Letras, Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo.

Luis Henrique Boaventura da Silva , Universidade de Passo Fundo

Bolsista PNPD/CAPES (UPF). Doutor em Letras (UPF-2017). Mestre em Letras. (UPF-2013). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. (UPF-2009). 

 

Ernani Cesar de Freitas , Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS).

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

HOFFMANN , Wesley Pinto; SILVA , Luis Henrique Boaventura da; FREITAS , Ernani Cesar de. Gêneros discursivos multimodais: multiletramentos em práticas leitoras. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021010, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1631. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos