A leitura em casa: a participação da família no ensino sistemático da leitura na fase infanto-juvenil
Palavras-chave:
Leitura, Ensino de Leitura, Leitura no Ambiente Familiar, Integração família-escolaResumo
É senso comum, embora equivocado, de que cabe exclusivamente à escola o ensino do gosto pela leitura, bem como a transformação da criança ingênua e não-crítica em um leitor participativo e crítico. O presente artigo argumenta no sentido de que o ambiente familiar tem grande responsabilidade na formação do futuro leitor e de que devem haver políticas de estado que orientem e estimulem a prática da leitura no ambiente familiar da mesma forma que há políticas nesse sentido para a manutenção da saúde familiar.Downloads
Publicado
18-11-2013
Como Citar
FERRAREZI JR, Celso. A leitura em casa: a participação da família no ensino sistemático da leitura na fase infanto-juvenil. Trem de Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 14–28, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/163. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Estudos Literários
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.